O prop trading no Clube de Investimentos Responsáveis

Artigos

No mercado financeiro e de capitais, muito especialmente no mercado norte-americano, o modelo de negócios conhecido como Prop Trading (abreviação para Proprietary Trading Firm) é uma carteira de aplicações financeiras constituída com os recursos próprios de um investidor independente que opera diretamente o seu próprio dinheiro. Este investidor assume os riscos em negociar sozinho nos mercados organizados, as suas próprias ações, títulos diversos, commodities ou derivativos, entre outros. No Brasil, o mesmo modelo de negócios tem sido denominado de Mesa Proprietária ou Tesouraria operada por traders. Seja como for, ao assumirem os riscos de negociar diretamente com o seu próprio dinheiro, tais investidores independentes atuam como comerciantes ou traders do seu próprio capital (por sua conta e risco, como se diz).

No exterior, as Prop Trading são firmas de capital fechado, e no Brasil, as Mesas Proprietárias são também sociedades limitadas, mas temos até mesmo uma empresa com este modelo de negócios listada, com ações negociadas na B3, a Bolsa de Valores brasileira.

Ao examinar o modelo de negócios de uma Proprietary Trading Firm, entendeu-se que uma pessoa jurídica constituída com a integralização de capitais próprios dos seus sócios, com o objetivo de aplicar os montantes de capitais integralizados em ações ou outros títulos negociados em mercados organizados e regulados no Brasil, aproxima-se bastante de um Clube de Investimentos. Neste tipo de empreendimento, os próprios cotistas operam diretamente as suas análises, negociações e administração de seus investimentos – quando suas estratégias são limitadas essencialmente ao mercado de ações.

Os Clubes de Investimentos, no Brasil, foram regulamentados pelo Comissão de Valores Mobiliários (CVM) através da sua Instrução Normativa nº 40 de 07/11/1984. E, posteriormente, passaram a ser regulados pela Instrução Normativa CVM nº 494 de 20/04/2011. Pela regulamentação em vigor, os Clubes de Investimentos são condomínios de capitais próprios de risco, negociados diretamente pelos condôminos proprietários dos capitais, constituídos na forma de uma pessoa jurídica que é registrada no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) do Brasil, e também, na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A carteira de ações, títulos financeiros e derivativos adquirida com os capitais próprios dos sócios é negociada diretamente por eles, seguindo as regras conjuntamente aprovadas em seu Estatuto, que é constituído pela Assembléia de Cotistas do Clube de Investimentos. Um Clube também segue normas estabelecidas pela Corretora de Valores Mobiliários onde ele é operado, os marcos regulatórios da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e outras regras de governança complementares.

Sendo assim, os sócios e colaboradores da Ivisix Research Ltda. e da Ivisix Ventures Ltda. decidiram que a arquitetura organizacional de um Clube de Investimentos poderia lhes permitir operar como traders, os seus próprios recursos, usando os métodos, métricas e ferramentas de Finanças Sustentáveis – desenvolvidas e aprimoradas por eles mesmos diariamente.

Assim, o Clube de Investimentos Ivisix foi constituído para oferecer: (i) forma jurídica; (ii) governança regulatória independente; e, (iii) fiscalização por terceiras partes à carteira própria dos sócios e colaboradores Ivisix, investindo em ações de empresas que já tenham iniciado as suas jornadas de reposicionamento de processos produtivos, produtos e cadeia de valor na direção de um futuro onde os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) serão um objetivo comum a todos os setores das economias modernas. Deste modo, trabalham em conjunto para proteger o seu patrimônio e formar um fundo previdenciário comum, para todos.

A Filosofia de Investimentos das atividades do Clube de Investimentos Ivisix é dada por uma tese que indica a forma como os seus sócios compreendem o comportamento do mercado de ações em relação à flutuação dos preços e do valor das empresas em que investem a longo prazo. Seguindo esta filosofia, a preservação do capital investido a longo prazo exige a correta mensuração dos riscos associados aos retornos ao longo dos anos, com o objetivo primeiro de proteger a base do capital investido, manter a liquidez e alocar recursos em ações com bons preços em relação ao valor dos negócios.

Na Ivisix, muito especialmente para quantificar os riscos associados com a nova realidade climática e socioambiental do planeta, definiu-se uma Estratégia de Investimentos própria baseada em estudos que aplicam técnicas e modelos das Finanças Sustentáveis. Uma estratégia é a escolha de um entre muitos caminhos a seguir para o alcance de um determinado objetivo. No Clube de Investimentos Ivisix, a Estratégia de Investimentos preconiza a análise, a seleção e o acompanhamento de ações de empresas listadas em mercados organizados de Bolsas de Valores, que já estejam engajadas em uma jornada de transformação dos seus processos produtivos, produtos e cadeias de valor, na direção se adequarem aos novos modos de produção da subsistência humana em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entende-se que as ações de tais empresas, estejam ainda mal precificadas, em função das transformações que as empresas deverão passar nas próximas décadas.

Para operacionalizar a Estratégia de Investimentos, os sócios e colaboradores da Ivisix Ventures Ltda. e da Ivisix Research Ltda. adotam como Tática de Investimentos, os estudos, análises e desenhos de operações que fazem uso de um conjunto de métodos, métricas e ferramentas das Finanças Sustentáveis.

O framework, nascido de um extenso trabalho de pesquisa econômica da equipe da Ivisix Research Ltda. reúne: (i) publicações técnicas produzidas; (ii) modelos econométricos aplicáveis ao campo da Economia Climática; (iii) instrumental para a medição, contabilização; disclosure (relato) de práticas da Sustentabilidade por standards de reconhecimento internacional; (iv) modelos de análises de investimentos por técnicas de Finanças Sustentáveis; (v) uma extensa base bibliográfica analisada e organizada em um Reference Management System; e (vi) uma biblioteca de cursos de formação acadêmica e treinamento empresarial, implementada em um Learning Management System.

Logo, as operações do Clube de Investimentos Ivisix, são também exercícios diários de estudos e análises práticas, usando o instrumental das Finanças Sustentáveis – que permeia todas as iniciativas da Ivisix Ventures Ltda. e da Ivisix Research Ltda., tornando-as em conjunto com o Clube de Investimentos Ivisix, uma tríade de empreendimentos integrados pela prática aplicação dos conceitos da Sustentabilidade.

Toda a carteira de ações acompanhada diariamente pelas equipes Ivisix, com seus relatórios de medição, contabilização e disclosure alimentando modelos de análises como os do Social Return of Investments (SROI), o ESG Valuation e outro.

Com tais instrumentos, as equipes Ivisix precificam de modo diferenciado as ações que integram a carteira de investimentos do Clube. Mas os membros das equipes também se mantém atualizados, participando, mesmo que voluntariamente, das iniciativas possíveis para o aprimoramento da regulamentação da comparabilidade dos dados com os quais as empresas investidas estão adequando os seus processos, produtos e cadeia de valor, para os padrões dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Esta é uma das práticas com a qual os conceitos da Sustentabilidade são convertidos em ações efetivas pela transformação do modelo com o qual a Humanidade produz a sua subsistência – afinal, o nosso planeta merece os nossos melhores pensamentos convertidos em nossas atividades diárias.

Tags:
análise de riscosclubes de investimentosestratégias de investimentofinanças sustentáveisgovernança regulatóriainvestimentos esgmercado financeiromesa proprietáriaobjetivos de desenvolvimento sustentávelprop trading

Compartilhe:

ARTIGOS RELACIONADOS

Uma Research House na Serra
ESG
Os nossos bens públicos globais
O Asset Management Verde